No dia 30 de setembro de 2017, fotografei uma atividade que reproduz o festival, em São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo/SP.
Em um formato compacto e com proposta pedagógica, a réplica fomenta a diversidade cultural e resgate folclórico, com jovens e adultos da organização que atuo como educador social. Só dar um click nessa postagem aqui no blog e ver um pouco dessa festa.
Em um formato compacto e com proposta pedagógica, a réplica fomenta a diversidade cultural e resgate folclórico, com jovens e adultos da organização que atuo como educador social. Só dar um click nessa postagem aqui no blog e ver um pouco dessa festa.
Mas vamos lá...
Enquanto não vou para Amazonas vivenciar a festa original, bora conhecer um pouquinho sobre ele.
Anualmente, no último fim de semana de Junho, acontece uma festa popular e folclórica na cidade de Parintins/Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins.
A céu aberto, em uma arena conhecida como Bumbódromo, o festival apresenta a disputa de duas agremiações, representadas por bois folclóricos. Boi Caprichoso de cor azul, e Boi Garantido de cor vermelha.
Bumbódromo (Yuri Pinheiro/SECOM Parintins/Divulgação)
Desde o início do século XX, em um grupo menor em quantidade e estrutura, outros bois, precedentes ou contemporâneos a esses dois, já existiam, tais como Diamantino, Ramalhete, Fita- Verde, Corre-Campo, Mina de Ouro, Galante e Campineiro. Contudo, apesar de haver registros, a rivalidade dos bois Caprichoso e Garantido, existia antes mesmo da existência do festival.
Garantido, representado pela cor Vermelha, carrega como símbolo o "coração".
Caprichoso, representado pela cor Azul, carrega como símbolo a "estrela".
O acirramento da rivalidade entre os dois bois bumbás tem relação com as histórias sobre o surgimento dos bois, cujos torcedores disputam o mérito de ser o mais antigo. A rivalidade aumentou depois de 1966, quando pela primeira vez, participaram juntos do festival, definido como campeão o mais aplaudido pelos presentes; Garantido levou o título de campeão.
A partir de 1975 sua organização passou a ser realizada pela Prefeitura de Parintins. O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local. Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.
A partir de 1975 sua organização passou a ser realizada pela Prefeitura de Parintins. O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local. Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.
(Elcio/Video Park/Divulgação)
A cultura é tão popular, que divide a ilha em duas comunidades: Caprichosa e Garantida. É reconhecida mundialmente, e a cada ano com parcerias diferentes, televisionada e/ou difundida por transmissões radio (TV Amazonas, TV A Crítica, TV Cultura, Radio Jovem Pan, Record, etc). O marketing regional é muito bem explorado nessa época de festa, com grandes empresas e marcas (como o Bradesco, a Coca-Cola, a Kaiser, a Nestlé e a Skol) que investem para atender e conquistar as comunidades (Vermelha e Azul).
(publicado no facebook por VEJA, e Bradesco, em 30 de junho de 2017)
A Coca-cola é a patrocinadora oficial, mas divide espaço de patrocínio com outras marcas famosas como o Bradesco, que adicionou azul ao vermelho da sua identidade pela primeira vez, apoiando os dois bois.
“Por isso, a marca deve se relacionar com a cultura regional de forma intrínseca. A mudança das cores representa o engajamento do banco com o festival, que vai além do patrocínio”, afirma diretor de marketing do Bradesco, Márcio Parizott.
A força de culturas locais, como acontece no Festival Folclórico de Parintins, tem feito com que o marketing das grandes empresas busquem maneiras para conquistar novas comunidades. Uma dessas estratégias está relacionada à Identidade Visual de grandes marcas, sobretudo para aquelas que possuem em predominância uma das cores das agremiações vermelha e azul.
Os designers gráficos, em eventos como esse, aproveitam do mega start na criatividade...
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Igor Ota Rogero (Designer Gráfico e Diretor de Arte)
Alexandre Fernandez (Designer Gráfico)
Alexandre Fernandez (Designer Gráfico)
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