Pular para o conteúdo principal

Festival de Parintins e o Design

(Elcio/Video Park/Divulgação)

Festival de Parintins! Conhece? Pois então, se prepare para um post diferente dos  anteriores. =)
No dia 30 de setembro de 2017, fotografei uma atividade que reproduz o festival, em São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo/SP.
Em um formato compacto e com proposta pedagógica,  a réplica fomenta a diversidade cultural e resgate folclórico, com jovens e adultos da organização que atuo como educador social. Só dar um click nessa postagem aqui no blog e ver um pouco dessa festa.

Mas vamos lá...
Enquanto não vou para Amazonas vivenciar a festa original, bora conhecer um pouquinho sobre ele.


Anualmente, no último fim de semana de Junho, acontece uma festa popular e folclórica na cidade de Parintins/Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins.




A céu aberto, em uma arena conhecida como Bumbódromo, o festival apresenta a disputa de duas agremiações, representadas por bois folclóricos. Boi Caprichoso de cor azul, e Boi Garantido de cor vermelha.


Bumbódromo (Yuri Pinheiro/SECOM Parintins/Divulgação)


Desde o início do século XX, em um grupo menor em quantidade e estrutura, outros bois, precedentes ou contemporâneos a esses dois, já existiam, tais como Diamantino, Ramalhete, Fita- Verde, Corre-Campo, Mina de Ouro, Galante e Campineiro. Contudo, apesar de haver registros, a rivalidade dos bois Caprichoso e Garantido, existia antes mesmo da existência do festival. 


Garantido, representado pela cor Vermelha, carrega como símbolo o "coração".


Caprichoso, representado pela cor Azul, carrega como símbolo a "estrela".


O acirramento da rivalidade entre os dois bois bumbás tem relação com as histórias sobre o surgimento dos bois, cujos torcedores disputam o mérito de ser o mais antigo. A rivalidade aumentou depois de 1966, quando pela primeira vez, participaram juntos do festival, definido como campeão o mais aplaudido pelos presentes; Garantido levou o título de campeão.

A partir de 1975 sua organização passou a ser realizada pela Prefeitura de Parintins. O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local. Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.



(Elcio/Video Park/Divulgação)


(Elcio/Video Park/Divulgação)

(Elcio/Video Park/Divulgação)


A cultura é tão popular, que divide a ilha em duas comunidades: Caprichosa e Garantida. É reconhecida mundialmente, e a cada ano com parcerias diferentes, televisionada e/ou difundida por transmissões radio (TV Amazonas, TV A Crítica, TV Cultura, Radio Jovem Pan, Record, etc). O marketing regional é muito bem explorado nessa época de festa, com grandes empresas e marcas (como o Bradesco, a Coca-Cola, a Kaiser, a Nestlé e a Skol) que investem para atender e conquistar as comunidades (Vermelha e Azul).


(publicado no facebook por VEJA, e Bradesco, em 30 de junho de 2017)

A Coca-cola é a patrocinadora oficial, mas divide espaço de patrocínio com outras marcas famosas como o Bradesco, que adicionou azul ao vermelho da sua identidade pela primeira vez, apoiando os dois bois.


“Por isso, a marca deve se relacionar com a cultura regional de forma intrínseca. A mudança das cores representa o engajamento do banco com o festival, que vai além do patrocínio”, afirma diretor de marketing do Bradesco, Márcio Parizott.







A força de culturas locais, como acontece no Festival Folclórico de Parintins, tem feito com que o marketing das grandes empresas busquem maneiras para conquistar novas comunidades. Uma dessas estratégias está relacionada à Identidade Visual de grandes marcas, sobretudo para aquelas que possuem em predominância uma das cores das agremiações vermelha e azul.















Os designers gráficos, em eventos como esse, aproveitam do mega start na criatividade...


Igor Ota Rogero (Designer Gráfico e Diretor de Arte)

 Alexandre Fernandez (Designer Gráfico)


Alexandre Fernandez (Designer Gráfico)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8º Festival de Parintins do CPA

Antes de ver essa postagem, te convido a ler essa postagem aqui . Assim, você compreenderá melhor esse conteúdo. Mas se não quiser (por que você não é obrigado/a a nada... rsrs), se joga nesses clicks abaixo que fiz do 8º Festival de Parintins do CPA Pe Bello. A proposta pedagógica é um formato compacto do Festival de Parintins (Amazônia), fomenta a diversidade cultural e resgate folclórico, um atividade prática e coletiva que envolve todos os educandos (adolescentes, jovens e adultos) dos cursos ofertados no CPA (Centro de Profissionalização de Adolescentes) Padre José Bello dos Santos, um núcleo da Ação Comunitária Paroquial Jardim Colonial Padre Emir Rigon. A proposta propõe aos educandos que desenvolvam habilidades pessoais em um trabalho em equipe, prezando sempre pela competição saudável. Uma vez que, baseado no festival original, os educandos são, por meio de sorteio, divididos em duas agremiações denominadas Caprichoso (cor azul) e Garantido (cor vermelha).

FOTOGRAFIA & EU

Quando criança eu, como qualquer outra, brincava e sonhava com profissões. Parece que somos treinados para isso. A fotografia era um desses sonhos. Foi quando "adulteci"  e um encontro casual com a fotografia aconteceu. Foi amor a primeira vista!  ❤ Mas, antes, me tornei um designer gráfico de formação. E foi ótimo! Foi uma das brincadeiras que se tornou ofício. Nesse tempo vi amigos e familiares se casarem. Era único e emocionante no dia. E tudo registrado por foto e/ou vídeo. Tem coisa mais mágica do que eternizar um momento marcante como foto e vídeo?  Em 2012, conheci o trabalho da Gabriela Quinália  e me apaixonei pela maneira como ela agregava o design à fotografia. É lindo, e recomendo! Foi quando me candidatei a vaga de designer.  E adivinha... Comecei a trabalhar lá! Uhu! Ao longo da vida, encontramos pessoas que operam como se fossem mentores, capazes de nos impulsionar e indicar um sentido. A Gabi, é a pessoa mais espontânea e cheia de ene

Casamento | Dani & Beto

O que tem de mais lindo na espontaneidade é o sorriso. Dani e Beto são a própria afirmação disso!  Um casal que esbanja felicidade o tempo todo; não tem como não ser contagiado.  Não há dúvidas que o casal já é feliz enquanto o sempre existir. Dani e Beto escolheram o dia 05 de agosto de 2017 para firmarem um compromisso para a vida toda, e celebrarem com familiares e amigos mais próximos. Entre um click e outro, estávamos rindo e encontrando graça na simplicidade de cada detalhe. Veja um pouco...

Niver | Mari, 30 anos

Tenho a ligeira sensação que a chegada aos 30 anos é o misto de sensações. Uma idade temida e esperada, que te faz recapitular o nostálgico trajeto já percorrido e projetar o que está por vir ainda que incerto.  Uma idade que te faz sentir-se envelhecido ainda que visualize toda uma vida a frente... É/Foi assim com você? Mari, fez 30 anos e abriu essa nova fase comemorando com muito estilo. Estava muito ansiosa até o dia chegar (10/06/2017) para poder curtir 5 horas de muita festa, com familiares e amigos mais próximos. Veja as fotos...

Casamento | Fernanda e Sandro

Fernanda e Sandro é um casal lindo, que transborda amor, carinho... Mas acima de tudo, muita humildade e leveza. Desde janeiro de 2017, Silvia e Erika, da Inesquecível Assessoria intermediaram o meu contato com os noivos . Um casamento no cartório da Mooca/SP marcado para 29 de abril de 2017. Existem muitas facilidades quando a assessoria faz essa ponte. Honestamente, não estou muito acostumado em ter uma relação distanciada com o casal.  Os meses passaram voando, e conheci Fernanda e Sandro apenas no dia do casamento.  Aos poucos, entre juras, assinaturas, risos e lágrimas, fui me familiarizando a eles. Após o cartório, fomos ao Museu do Ipiranga e fizemos uma breve sessão de fotos. Esse foi o momento que consegui por fim me conectar a eles, e vivenciar um inicio de tarde com um clima muito leve, familiar. A pequena Ju, filha de Sandro, e a  e cheias de energia nos acompanhou e empolgou o ensaio... Rs. Foi na recepção dos convidados e onde tudo se fechou num cl

Ensaio | Mari, 30 anos

Eu costumo acreditar que na minha vida a fotografia veio como um canal para eu acessar histórias de pessoas e me conectar a elas de alguma forma, de fazer parte delas. Eu e Mariele, já nos conheciamos - mais precisamente desde 2005. Mas foi em 2014 que fizemos um combinado: eu a fotografaria! Por alguma razão, adiamos por diversas vezes, até chegar o que considero “o momento certo”. Compartilhávamos varias ideias e possibilidade de lugares, mas nenhuma executada até então… Mari, sempre comentou da festa que faria para comemorar seus 30 anos, e era nítido o quanto seria importante para ela. Eu só não imaginava que seria nessa parte da sua história que eu entraria. Foi então, que o melhor momento chegou e decidimos sobre o ensaio: 30 anos da Mari. E tudo foi se encaixando… Sugeri um lugar: o Parque Regional da Criança, em Santo André. A Mari tinha motivos para gostar da sugestão: ela passou parte da sua infância lá. Acredite, foi uma escolha despretenciosa.